Quer instalar painéis solares, colocar janelas ou portas mais eficientes na sua casa? Através do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, poderá beneficiar de apoios até 85% a fundo perdido para investimentos que tornem a sua casa mais eficiente.

Quer saber o que é e como funciona este programa? Continue a ler. Eis os tópicos que vamos cobrir:


O que é o Programa Edifícios Mais Sustentáveis?

O Programa Edifícios Mais Sustentáveis tem como objetivo a eficiência energética dos edifícios. É um programa que prevê a comparticipação a fundo perdido em obras que tornem a sua casa mais eficiente. Assim, poderá conseguir reduzir os seus gastos mensais, ao mesmo tempo que renova a sua habitação.

Quem pode beneficiar?

Pode beneficiar deste programa qualquer pessoa singular, com edifícios de habitação existentes e ocupados. No entanto, para edifícios construídos após 31 de dezembro de 2006, apenas algumas das despesas são elegíveis* (mais informações em baixo, ou no regulamento oficial).


Qual o valor da comparticipação?

Cada candidato pode beneficiar de um incentivo total máximo de 7.500€ (para edifícios unifamiliares ou fração autónoma), ou 15.000€ (para edifício multifamiliar em propriedade total), não cumulativo com valores recebidos na primeira fase do programa.

As comparticipações e despesas elegíveis podem ser encontradas na tabela em baixo:


Fonte: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

*Os titulares de edifícios de habitação existentes, unifamiliares, bem como edifícios multifamiliares ou suas frações autónomas, construídos e licenciados para habitação a partir de 31 de dezembro de 2006 e até 1 de julho de 2021, apenas podem apresentar projetos referentes às tipologias 3, 4, 5 e 6 referidas no ponto 6.3. do presente regulamento.

Candidaturas: prazos e como submeter

As candidaturas são feitas através do portal e-Balcão. O prazo para apresentação das candidaturas decorre desde 22 de junho de 2021, e foi recentemente alargado até 31 de março de 2022, tendo um reforço de 15 milhões de euros, ascendendo a dotação a um total de 45 milhões de euros

Quando é feito o pagamento do incentivo?

O pagamento do incentivo é feito depois das obras realizadas, e todas as condições presentes no regulamento  reunidas. Para mais informações, consulte o Regulamento de Atribuição de Incentivos.


Mais informações:

Na Engisun, contamos com uma equipa técnica capaz de dar suporte às suas soluções de eficiência energética, nomeadamente na instalação de sistemas solares.

Aproveite o Apoio Edifícios Sustentáveis 2021 e valorize a sua habitação.

Explore as nossas áreas de atuação e entre em contacto!