Como funciona a energia solar fotovoltaica?

A energia solar é a energia proveniente do sol em forma de luz. Quando esta luz atinge um painel solar fotovoltaico, ela reage com as células solares em cada painel, produzindo uma corrente contínua no sistema fotovoltaico. Esta corrente contínua é por sua vez transformada em corrente alternada pelos inversores, gerando-se assim eletricidade capaz de alimentar a rede eléctrica, ou simplesmente a sua casa ou empresa.

Em termos mais precisos e científicos, o processo desencadeia-se quando os os fótons presentes num raio provenitente do sol, atingem uma célula solar, que por sua vez liberta elétrons de seus átomos. Se ligarmos o lado positivo de uma célula com o negativo de outra, vai-se formar um circuito elétrico. Quando os elétrons fluem nesse circuito, eles geram electricidade. Várias células interligadas formam um módulo solar e vários módulos podem ser ligados entre si para formar um painel solar.

Photovoltaics Solar Cell for Photovoltaic Solar Panels

Os painéis solares fotovoltaicos são compostos de várias células solares. As células solares são feitas de silício. Elas são construídas por uma camada positiva e uma camada negativa, que juntas criam um campo elétrico.

Esta energia extremamente abundante e ecológica e está a tornar-se a fonte de energia de crescimento mais rápido do mundo, assistindo-se a uma melhoria significativa da tecnologia fotovoltaica na última década.

Quais as melhores condições para a produção da energia solar?

As melhores condições para a produção de energia solar incluem dias longos, ensolarados e climas não muito quentes. Isto porque com temperaturas mais baixas, as células fotovoltaicas são mais eficientes, e, por consequência, produzem mais electricidade. Por outro lado, embora os painéis solares sejam mais eficientes em climas frios, eles não produzem mais eletricidade no inverno do que no verão. Os dias mais longos e a maior irradiação solar ocorrem em geral nos meses verão.

Solar Radiation Map of Portugal [OS] [316x600] : MapPorn

Vale a pena investir na produção de energia solar?

Atualmente, a energia solar pode ser um bom investimento, podendo-se chegar a ter rentabilidades na ordem dos 20%.  Basta, pois, comparar a rentabilidade de um depósito a prazo com a rentabilidade deste investimento. Para além disso, um investimento num sistema deste tipo irá certamente enchê-lo de orgulho próprio, pois estará a gerar a sua própria energia e além disso estará a contribuir para a sustentabilidade do planeta e para a felicidade das gerações vindouras.

A energia solar é uma das soluções mais promissoras no combate à atual crise climática e na redução de nossa dependência de combustíveis fósseis.

O que é um inversor solar?

Um inversor solar é um equipamento que transforma a eletricidade DC ( corrente continua ) proveniente de um painel solar, em eletricidade AC ( corrente alternada). Além desta função, os inversores também fornecem proteção contra falhas de aterramento e estatísticas do sistema, incluindo tensões e corrente em circuitos AC e DC, produção de energia do sistema e rastreio de ponto de potência máxima.

HUAWEI Three phase solar inverter SUN2000-5KTL-M1

O que é um optimizador ?

O optimizador é um equipamento que se destina a reduzir as perdas de um sistema fotovoltaico, elevando a sua eficiência.

A vantagem da utilização de optimizadores num sistema fotovoltaico é a de que os painéis solares não sejam ligados diretamente ao inversor CC-CA. Em alternativa, os painéis são ligados a conversores CC-CC que fazem um pré-processamento da energia antes de a entregar ao inversor. Os optimizadores realizam a otimização através da localização do ponto de máxima potência para cada módulo fotovoltaico.

Em situações em que um módulo fotovoltaico esteja a limitar outros por estar por exemplo, sombreado, a existência de um otimizador fará com que essa limitação não aconteça.

Vantagens de utilização de optimizadores

Módulos Fotovoltaicos - Perdas por Mismatch em Sistemas Fotovoltaicos

As vantagens de utilização de optimizadores num sistema solar são as seguintes:

  • Redução das perdas de energia por mismatch (perdas ocasionadas pelas diferenças de potência entre os módulos de um string);
  • Aumento de eficiência do sistema proporcionado pela localização do ponto de máxima potência por módulo;
  • Possibilidade de utilizar módulos de marcas e características diferentes;
  • Possibilidade de instalar módulos em orientações diferentes;
  • Maior segurança na instalação elétrica, reduzindo a tensão de circuito aberto dos strings;
  • Opção de monitorar individualmente a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos.